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Stress syndrome Sarina Grosswald, Ed.D.

Sarina Grosswald, educadora, é especialista em aprendizagem cognitiva que recentemente foi diretora do primeiro estudo do tipo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com deficiências de aprendizagem relacionadas com linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia nacional dos Estados Unidos, incluindo PBS e ABC News.

Steven Rector, M.D.

Steven Rector, médico, tem praticado medicina de emergência durante os últimos 18 anos. É diplomado do Conselho Americano de Medicina de Emergência.

Aqui os Drs. Grosswald e Rector
respondem sobre síndrome do estresse.

P: Eu realmente me estresso com coisas que não aborrecem outras pessoas, como falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode ajudar?

Dr. Grosswald: Bem, não existe um “estressômetro”, ou uma medida padrão de estresse. O que uma pessoa considera estressante é estressante para aquela pessoa, se aquilo é estressante para outra pessoa ou não, e sua suscetibilidade ao estresse, depende muito da sua fisiologia. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, sua tolerância ao estresse aumenta, permitindo que se torne menos suscetível a ele, quase como uma vacina contra o estresse.
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P: Há pesquisas para mostrar estes efeitos?

Dr. Grosswald: A pesquisa mostra que o programa de Meditação Transcendental é eficaz em reduzir estresse, ansiedade, depressão e mesmo sintomas de distúrbios de estresse pós-traumático. Você pode pensar no estresse como uma continuidade – do nível mais baixo de estresse até um distúrbio de estresse pós-traumático no nível mais alto. A técnica da Meditação Transcendental mostrou ser eficaz por todo este espectro.
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P: E sobre o estresse causado por privação do sono? Eu quase que nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar com isso?

Dr. Grosswald: É interessante você perguntar, porque a pesquisa mostra que os americanos são o povo com maior privação do sono em todo o mundo. O estresse de não dormir se acumula com o tempo.

E mesmo que você esteja tendo um sono normal de vez em quando, o sono não dissolve o estresse acumulado das pressões do dia após dia da vida; ele pode apenas dissolver a fadiga daquele dia. Assim, a fadiga e o estresse vão se acumulando. Mesmo quando você sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo quando você retorna ao seu estilo de vida usual. É por isso que todos necessitam de uma forma de dissolver a fadiga e o estresse acumulados da vida diária, que se torna pior pela privação do sono.

Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite a você eliminar este estresse acumulado. A pesquisa estima que 70% a 90% das doenças são relacionadas ao estresse, então, se você tem um mecanismo para reduzir o estresse, ele melhora sua saúde geral e todos os aspectos da sua vida.
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P: Um pouco de estresse não pode ser uma coisa boa? Ele não nos dá uma força para fazermos coisas que não faríamos sem ele, como cumprir prazos?

Dr. Grosswald: Muitas vezes um prazo pode aumentar a motivação para realizar coisas, mas é realmente uma compreensão completamente errada achar que as pessoas desempenham melhor sob estresse. Na verdade, as pessoas que desempenham melhor em situações de pressão são as pessoas que não consideram estas situações estressantes. Em outras palavras, a pressão é meramente estimulante para estas pessoas; se fosse estressante para eles, o desempenho deles seria afetado.

Se você pensar sobre isto, quando é mais provável você cometer erros? Quando você está cansado, quando você está estressado, e quando você está fazendo coisas muito rapidamente. A criatividade vem de uma mente clara, calma e descansada.

Não há nada de errado com o estresse ocasional, mas o estresse crônico é debilitante; e quando você está realmente estressado, será difícil que sua criatividade e desempenho estejam no seu máximo. A razão é que a natureza nos deu um mecanismo de sobrevivência que desliga o córtex pré-frontal – a parte racional e analítica do cérebro – quando está sob extremo estresse. E “desligar o cérebro” significa que toda a energia vai para os músculos; isto é chamado de “resposta de luta ou fuga”. Isto funciona bem quando você está sendo atacado por um urso, mas para a vida do dia-a-dia, operar sob estas circunstâncias é realmente contraproducente. Basicamente, em algumas circunstâncias a pessoa se vê numa situação de pressão. Mas você não quer viver sua vida diária assim.

Ao contrário, você quer o córtex pré-frontal e o cérebro total operando. Então, você pode planejar, organizar, criar estratégias, e ser tão produtivo, eficiente e criativo quanto possível. O que a técnica da MT faz é aumentar a comunicação entre o córtex pré-frontal e as outras partes do cérebro. A técnica da Meditação Transcendental expande o funcionamento do cérebro. O estresse faz exatamente o oposto.
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P: Eu tiro férias pelo menos uma vez por ano. O estresse se vai por um tempo, mas de volta para o trabalho eu começo a sentir as pressões crescendo.

Dr. Grosswald: As férias ajudam a pessoa a se proteger do estresse por um curto período de tempo, mas elas realmente não permitem se livrar do estresse acumulado; é só uma solução temporária. O que necessitamos é alguma coisa que nos permita ser menos suscetível ao estresse em termos diários, para que o estresse não interfira com o prazer da vida. A pesquisa mostra que o programa de Meditação Transcendental não apenas permite que a mente e o corpo eliminem o estresse acumulado, com o tempo ele ajuda a pessoa a se tornar mais resistente ao estresse.
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P: Dizem que o estresse é a causa de 90% das doenças. Que tipo de mudanças ocorre no corpo como resultado do estresse?

Dr. Rector: Considera-se, por exemplo, que os hormônios modulam o sistema imunológico. O sistema imunológico é sua defesa não apenas contra doenças infecciosas, mas também contra o câncer. O mau funcionamento do sistema imunológico também pode contribuir para doença cardíaca, através de mecanismos como hiperatividade inflamatória de baixo nível crônica, que pode contribuir para a formação de placas na artéria coronária. Você pode pensar nisso como uma corrosão nas artérias causada, por assim dizer, pelo calor excessivo.

Quando o sistema imunológico está constantemente sob demanda e ameaça, e o estresse prevalece, ele gradualmente se torna desconcertado ou confuso, como se fosse um estranho para os sistemas que deveria proteger. Como um bom policial que se torna mal, ele perde a habilidade de vigiar de forma perfeita o corpo de verdadeiras ameaças, e gradualmente pode se tornar agressivo contra seu próprio corpo – inicialmente num grau menor, mas ao final é possível que seja num grau bem flagrante. As doenças autoimunes ocorrem como resultado disso.
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P: Olhando mais positivamente, os níveis de hormônio se tornam mais equilibrados quando o estresse é diminuído por meio da técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Rector: Sim, quando o corpo está menos estressado como resultado da prática da Meditação Transcendental, os níveis de hormônio também mudam na direção de menos estresse. Como um poderoso antídoto ao estresse, a prática da técnica da Meditação Transcendental resulta na restauração de harmonia, integração e equilíbrio. Estes mecanismos curativos funcionam em cada nível da complexa fisiologia humana. Sem ter que pensar nisso, todo o organismo se torna holisticamente integrado e equilibrado.

Isto acontece na fonte silenciosa da fisiologia. Portanto, a técnica da MT pode resultar em cura e integração de toda a fisiologia de uma forma que não estaria disponível, ou não seria esperada, através de outras técnicas para se lidar com o estresse. Isto é uma pretensão extraordinária, apesar de ser muito bem justificada com base no apoio esmagador de mais de 40 anos de pesquisa científica por todo o mundo.
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